Ruínas de Conímbriga: a cidade romana e seus fóruns

Conímbriga preserva vestígios de uma cidade transformada ao longo de séculos, antes e depois da chegada de Roma. A história de seus dois fóruns mostra como mudaram os espaços públicos, enquanto as muralhas revelam outra fase da cidade.

Ruínas de Conímbriga: a cidade romana e seus fóruns

> Conímbriga preserva vestígios de uma cidade transformada ao longo de séculos, antes e depois da chegada de Roma. A história de seus dois fóruns mostra como mudaram os espaços públicos, enquanto as muralhas revelam outra fase da cidade.


Em Conímbriga, o fórum romano não conta uma história única. A cidade teve um fórum erguido no final do século I a.C. e, mais tarde, outro, mais monumental, que ocupou o seu lugar. A diferença entre eles ajuda a perceber que uma cidade antiga não ficava pronta de uma vez: seus edifícios podiam mudar de função, ser demolidos ou ceder espaço a novas prioridades.

As Ruínas de Conímbriga ficam no concelho de Condeixa-a-Nova, no distrito de Coimbra. A ficha oficial do património português descreve ali uma cidade romana construída sobre um povoado anterior, com casas, banhos, aqueduto, anfiteatro e muralhas de épocas diferentes. Alguns vestígios permaneceram dentro da muralha tardia; outros ficaram do lado de fora.

Percorrer essa história exige distinguir o que o registo confirma do que apresenta como possibilidade. A presença humana anterior a Roma está atestada em determinados períodos, mas uma ocupação neolítica, por exemplo, não foi confirmada. É justamente essa combinação de edifícios preservados e perguntas em aberto que torna Conímbriga interessante.

Onde ficam as ruínas e o que a ficha permite afirmar

A designação oficial do sítio é Ruínas de Conímbriga. O registo da Direção-Geral do Património Cultural, identificado pelo código 70107, classifica-o como Monumento Nacional. A ficha, assinada por Ana Vale, reúne uma descrição da cidade e um histórico das intervenções arqueológicas. É dela que vêm as datas, medidas e atribuições mencionadas neste artigo.

Conímbriga pode ser vista como parte de um interesse mais amplo pelas marcas do passado em Portugal, mas cada sítio exige a sua própria cronologia. Quem quiser sair do período romano e conhecer vestígios de outras épocas pode continuar por um guia do megalitismo em Portugal e seus grandes monumentos pré-históricos. Essa aproximação serve para ampliar a leitura, não para sugerir uma ligação entre os monumentos.

A ficha calcula que Conímbriga tenha alcançado 10.000 habitantes no decorrer do século I d.C. Trata-se de uma estimativa para esse período, não de uma população válida para toda a existência da cidade. Da mesma forma, os edifícios descritos no registo pertencem a fases distintas. Para entender o fórum, primeiro é preciso olhar para o povoado que já existia quando a transformação romana começou.

Antes da cidade romana

Os vestígios mais antigos exigem cuidado. Segundo a ficha, a primeira ocupação detetada poderá remontar ao Neolítico, mas o material recolhido é escasso e não permite confirmar essa hipótese. Já a presença humana no Calcolítico, na Idade do Bronze e na Idade do Ferro está atestada. São afirmações diferentes, e tratá-las como equivalentes apagaria uma incerteza expressa pela própria fonte.

O registo descreve Conímbriga como uma cidade romana com substrato indígena. As campanhas de Décimo Júnio Bruto atingiram o seu povoado fortificado em 138 a.C., mas a transformação urbana, conforme a ficha, começou no principado de Augusto. A chegada dessas campanhas e o início das obras pertencem, portanto, a momentos distintos: o episódio militar não deve ser confundido com a fundação de uma cidade romana inteiramente nova.

O povoado da Idade do Ferro não foi totalmente anulado. A ficha afirma que ele coexistiu com os novos edifícios e que muitos deles foram adaptados à organização do terreno anterior a Roma. É um detalhe decisivo para imaginar a mudança: construir equipamentos públicos também significava negociar com um espaço já ocupado.

Essa atenção às cronologias vale para outros patrimónios portugueses. O Cromeleque dos Almendres mostra outro monumento de um passado distinto é uma leitura possível para quem deseja continuar a explorar sítios antigos, sem misturar sua história com a de Conímbriga.

Como começou a transformação urbana

No principado de Augusto, Conímbriga passou a receber equipamentos públicos associados a um novo modelo urbano. A ficha situa a construção do primeiro fórum no final do século I a.C. A obra substituiu algumas estruturas que já existiam naquele espaço. Depois vieram as termas, o aqueduto e uma muralha.

A sequência ajuda a compreender a escala da intervenção. O fórum organizava funções públicas; o aqueduto permitia abastecer os banhos; a muralha delimitava uma área urbana. Nenhum desses elementos, isoladamente, explica a cidade inteira. Juntos, mostram uma transformação que envolvia tanto os lugares de reunião quanto as condições materiais do quotidiano.

A primeira muralha tinha cerca de 2 km de extensão e delimitava 23 hectares, segundo o registo. Sobre a sua finalidade, a ficha apresenta uma interpretação: os investigadores creem que ela tenha desempenhado uma função mais honorífica do que defensiva. Isso não significa que toda muralha construída depois em Conímbriga tivesse o mesmo papel. A cidade viria a erguer outra, numa fase bem posterior e com um traçado diferente.

O primeiro fórum: comércio, culto e vida pública

O fórum inicial concentrava edifícios de funções diversas. O templo ficava no extremo oposto à entrada. Na ala nascente, um pórtico dava acesso a estabelecimentos comerciais. A poente estavam a basílica e a cúria. A disposição descrita pela ficha permite reconhecer um espaço público no qual se articulavam culto, comércio e atividades cívicas.

Para o leitor atual, a palavra basílica pode remeter imediatamente a um templo cristão. Aqui, porém, ela designa um edifício do fórum romano. O ponto importante é a sua posição no conjunto: basílica, cúria, lojas e templo não eram achados dispersos apresentados pela ficha, mas partes de uma organização espacial. A leitura do fórum depende dessas relações.

Em meados do século I d.C., o registo situa a conceção do anfiteatro e da basílica do fórum. Mais tarde, o fórum de Augusto seria substituído. Por isso, falar simplesmente no fórum de Conímbriga pode esconder mudanças relevantes: o conjunto da primeira fase reunia usos que não seriam mantidos da mesma forma no projeto monumental posterior.

Água, banhos e edifícios da cidade

A sul do fórum ergueram-se banhos abastecidos por um aqueduto vindo de Alcabideque. Segundo a ficha, o percurso da água ultrapassava três quilómetros. Essa ligação mostra que a infraestrutura urbana de Conímbriga não se limitava aos edifícios visíveis no centro da cidade: o funcionamento dos banhos dependia de uma obra que começava fora deles.

Havia outros complexos termais, mas o registo ressalva que não foi possível estabelecer com exatidão a cronologia desses edifícios. Também não foi possível determinar se todos funcionaram ao mesmo tempo. Assim, a existência de vários conjuntos de banhos não autoriza a imaginar uma cidade em que todos estivessem simultaneamente em atividade.

As escavações também revelaram quase três dezenas de edifícios, entre eles casas luxuosas com pavimentos de mosaico, edifícios de habitação coletiva e outros espaços identificados na ficha como scholae. Esses vestígios deslocam o olhar do centro monumental para os lugares construídos além dele. O fórum era importante, mas não resumia a vida urbana; a arqueologia permite observá-la por meio de diferentes tipos de construção.

Por que Conímbriga ganhou outro fórum

A ficha relaciona uma renovação em grande escala à atribuição do estatuto municipal por Vespasiano. Nesse contexto, a cidade passou a ser denominada Conímbriga Flávia. O fórum construído na fase de Augusto deu lugar a outro, descrito como mais monumental e dedicado apenas à vertente religiosa.

A mudança não foi, portanto, apenas uma ampliação do mesmo conjunto. No primeiro fórum, a descrição reúne templo, acesso a estabelecimentos comerciais, basílica e cúria. No projeto seguinte, o culto passou a definir a função do espaço conforme a ficha. Comparar os dois ajuda a perceber como decisões de construção podiam alterar o significado público de uma área central.

O registo não apresenta essa substituição como resultado de um único episódio isolado. Ela integra uma renovação mais ampla da cidade. O que se pode afirmar com segurança é a relação indicada pela fonte entre o estatuto municipal, as obras em grande escala e a substituição do fórum. Motivações adicionais, que a ficha não desenvolve, não precisam ser presumidas para que a transformação seja significativa.

O percurso pelo fórum monumental

O acesso ao novo fórum fazia-se por um arco quadrifronte, acompanhado de pequenos templos laterais. A passagem levava a uma praça com pórticos, ornamentada por estátuas dedicadas a pessoas de destaque da cidade. A própria sequência descrita na ficha orienta o olhar: primeiro a entrada, depois a praça, por fim o templo em posição proeminente.

O templo era dedicado ao culto imperial e destacava-se sobre um pódio elevado. Um pórtico mais alto, sustentado por um criptopórtico, completava o conjunto. Mesmo sem reconstruir detalhes que a fonte não oferece, é possível entender a intenção espacial do projeto: criar um percurso em que arquitetura, praça e templo formassem uma composição monumental.

As estátuas dos notáveis acrescentavam outra dimensão a esse espaço religioso. Elas indicam que a praça também apresentava publicamente pessoas reconhecidas na cidade, embora a ficha não forneça aqui uma lista de homenageados. O fórum reunia, assim, elementos do culto imperial e da representação local. É uma diferença importante em relação à descrição do primeiro fórum, cuja organização incluía estabelecimentos comerciais e edifícios cívicos.

Novas termas e uma cidade em mudança

A renovação não ficou restrita ao fórum. As antigas termas foram demolidas e substituídas por outras, erguidas no principado de Trajano. Segundo a ficha, o novo complexo ocupava o dobro da área anterior. A informação permite comparar dois edifícios sucessivos, mas não resolve a cronologia dos demais conjuntos termais existentes na cidade.

A demolição das termas antigas é outro lembrete de como se formam as ruínas. O que sobrevive até hoje não corresponde necessariamente a tudo o que esteve de pé ao mesmo tempo. Uma construção podia desaparecer para dar lugar a outra; um espaço podia conservar traços de mais de uma fase. Ler Conímbriga como cidade exige acompanhar essas substituições, em vez de imaginar todos os seus monumentos funcionando juntos.

Muralha tardia, anfiteatro e ataques

No final do século III ou no início do IV, foi erguida uma nova muralha. Diferentemente da anterior, ela não abrangia toda a área construída. Várias casas e o anfiteatro ficaram fora do seu perímetro. O registo informa ainda que o anfiteatro foi parcialmente reutilizado como alicerce e como fonte de materiais para a obra.

Há dois movimentos nessa descrição. A cidade passou a ser delimitada por uma linha mais restrita, enquanto parte de um edifício anterior era incorporada à nova construção. A ficha não obriga a reduzir esse processo a uma explicação única. Ela mostra, porém, que o espaço urbano de uma fase já não era organizado exatamente como o de outra.

Os Suevos atacaram Conímbriga em 464 e 468. Apesar de enfraquecida, a cidade subsistiu, segundo o registo. Por isso, os ataques não podem ser apresentados como um desaparecimento imediato. A própria ficha descreve um substrato indígena e uma cidade romana cuja trajetória prevaleceu até ao período alto medieval. Entre transformação e continuidade, a história do sítio resiste a um final demasiado simples.

O que as escavações revelaram — e o que permanece incerto

A história das pesquisas também ajuda a entender por que hoje se pode contar essa sequência. A primeira intervenção de vulto indicada na ficha ocorreu em 1899, com o patrocínio da Rainha D. Amélia. A partir de 1929, houve campanhas conduzidas por Vergílio Correia numa colaboração entre a Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e a Direcção Geral dos Edifícios e Monumentos Nacionais.

De 1964 a 1971, os trabalhos reuniram as Universidades de Coimbra e Bordéus e o Museu Monográfico de Conimbriga, sob a direção de Jorge de Alarcão e Robert Etienne. A ficha também regista escavações de Ana Margarida Arruda em 1988 e 1989, pesquisas de Virgilio Hipólito Correia nas décadas seguintes e projetos posteriores dedicados à muralha tardia e aos mosaicos.

Esse histórico mostra uma investigação feita por etapas. Nem todas as perguntas se resolvem ao mesmo tempo: a ocupação neolítica continua sem confirmação na ficha, assim como a cronologia exata dos complexos termais secundários. Para seguir por outro sítio arqueológico, agora ligado ao megalitismo, a Anta Grande do Zambujeiro oferece outro capítulo do património português é um próximo passo — sem confundir os períodos dos dois monumentos.

Conímbriga vale tanto pelos edifícios que permite reconhecer quanto pelas mudanças que obriga a comparar. Seus dois fóruns, as termas substituídas e as muralhas de traçados diferentes contam a história de uma cidade que se transformou sem apagar completamente as fases anteriores. O que mais chama a sua atenção: o fórum monumental ou as marcas da cidade que existia antes dele?


Perguntas frequentes

Onde ficam as Ruínas de Conímbriga?

Ficam no distrito de Coimbra, no concelho de Condeixa-a-Nova, na freguesia de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova, com referência a Conímbriga.

Como a ficha oficial classifica Conímbriga?

A ficha classifica o sítio como 'Classificado como MN – Monumento Nacional' e regista o marcador 'Sítio', além de indicar Património Mundial.

O texto afirma que houve ocupação neolítica confirmada?

Não. O texto diz que a primeira ocupação poderá remontar ao Neolítico, mas que os vestígios não permitem confirmação.

O que a ficha diz sobre o primeiro fórum?

A ficha situa a edificação do fórum no final do século I a.C. e descreve nele templo, pórtico com acesso a estabelecimentos comerciais, basílica e cúria.

O que aconteceu com a muralha tardia?

Segundo o texto, no final do século III ou no início do IV foi levantada uma nova muralha que não abrangia toda a área construída e reutilizava parcialmente o anfiteatro.

Quais intervenções arqueológicas são citadas?

O texto menciona a primeira intervenção de vulto em 1899, campanhas a partir de 1929, trabalhos entre 1964 e 1971, escavações em 1988 e 1989, pesquisas nas décadas de 1990 e 2000, e projetos a partir de 2005 e em 2010.
Redação Enigmas da História

Texto escrito a partir de material de fonte documentado. O identificador do monumento foi conferido contra a ficha oficial (DGPC 70107) antes da publicação.

Fontes e registos oficiais

Registos oficiais de património que identificam este monumento.